sexta-feira, 9 de julho de 2010

Prêmio de melhor da Copa

Prêmio de melhor da Copa exclui brasileiros e tem finalistas e Messi na briga

Bruno Freitas
Em Johanesburgo (África do Sul)

Sem nenhum brasileiro incluído, a lista dos dez melhores jogadores da Copa do Mundo foi divulgada nesta sexta-feira em um evento da Fifa em Johanesburgo. A relação conta com cinco finalistas de Holanda e Espanha e também agrega o argentino Lionel Messi, que caiu com a Argentina nas quartas de final.

A relação dos dez jogadores que concorrem à Bola de Ouro da Copa 2010 foi elaborada pelo grupo de estudos técnicos da Fifa, órgão que conta com a colaboração de técnicos e ex-jogadores de todo o mundo, e tornada pública por Jérôme Valcke, secretário-geral da entidade.

Entre os finalistas, a Espanha terá na disputa os meios-campistas Xavi e Iniesta, além do atacante David Villa, um dos artilheiros do Mundial até o momento. Da Holanda, estão no páreo Arjen Robben e Wesley Sneijder.

A relação de finalistas ainda conta com o uruguaio Diego Forlán, destaque da campanha da seleção de seu país, que disputa no sábado o terceiro lugar com a Alemanha. Ainda foram indicados os alemães Bastian Scweinsteiger e Mesut Özil e o ganense Asamoah Gyan, numa espécie de gesto de afago ao continente que abriga a Copa.

Eliminado nas quartas de final pela Holanda, o Brasil ficou fora das indicações. Seleções que caíram na mesma fase emplacaram dois finalistas: o argentino Messi e o ganense Gyan.

Zidane (2006), Kahn (2002) e Ronaldo (1998) foram os últimos três ganhadores do prêmio da Fifa para os melhores dos Mundiais. O goleiro alemão foi um dos personagens que participou do evento desta sexta e falou sobre a honra de ter sido escolhido o melhor de uma Copa.

“Tive uma grande campanha na Coreia do Sul e no Japão e tive a sorte de que grandes jogadores tenham sido eliminados em fases prévias. Mas foi uma grande honra ver um goleiro premiado”, disse Kahn, que na final de 2002 falhou no primeiro gol de Ronaldo.

Com os finalistas definidos, o melhor jogador da Copa será escolhido através de pesquisa da Fifa junto aos jornalistas credenciados para o evento, que têm o direito a voto até o desfecho da decisão do Mundial entre Espanha e Holanda no domingo.