quinta-feira, 1 de julho de 2010

Dicas de Português.

"Vítima fatal" ou "acidente fatal"?

Por Thaís Nicoleti

"A Transerp diz não ter ainda o número atualizado das mortes em acidentes com moto, mas apuração da Folha aponta pelo menos oito vítimas fatais neste ano na cidade."

A expressão tem sido usada à larga na imprensa, mas, semanticamente, é difícil de sustentar. Tem-se empregado a locução "vítimas fatais" no lugar de "mortos", mas "fatal" é aquilo que provoca a morte, ou seja, uma doença ou um acidente, por exemplo.

Normalmente dizemos que uma pessoa foi vítima de um acidente fatal ou de uma doença fatal (ou letal), pois o acidente ou a doença é que a levaram à morte.

Um tiro fatal ou um golpe fatal provocam a morte; um erro fatal ou uma mulher fatal podem não matar, mas levam à ruína, ao infortúnio; uma paixão fatal ou uma decisão fatal prenunciam um desfecho trágico – enfim, o adjetivo "fatal" prende-se a termos que exprimem o causador do prejuízo, que, até por definição, não pode ser a vítima.

Sempre é possível exprimir a ideia corretamente, sem usar a expressão "vítima fatal". Abaixo, uma sugestão:


A Transerp diz não ter ainda o número atualizado das mortes em acidentes de moto, mas apuração da Folha aponta pelo menos oito casos neste ano na cidade.