domingo, 16 de maio de 2010

ESPÍRITO EMPREENDEDOR


Para Gilberto Wiesel, estamos em uma nova ordem econômica mundial e reconhecer o espírito empreendedor é um dos fatores cruciais de produção

As atuais tendências de mercado e as previsões de um futuro cada vez mais breve exigem dos profissionais em evolução mais dinamismo, inovação, atenção e o maior conhecimento sobre as tecnologias. Apesar de muito se ouvir sobre essas necessidades, as empresas ainda se deparam com muitos problemas na hora de encontrar novos talentos e contratá-los.

Uma pesquisa realizada com 39 mil gerentes e diretores de RH de 33 países e coordenada pela empresa Manpower, apontou que 30% deles encontram dificuldades em preencher as vagas disponíveis em suas empresas. Para eles, o problema é a escassez de talentos. Já na America Latina, 36% dos empregadores relacionam essa situação à falta de mão-de-obra qualificada.

Tendo em vista que não faltam recursos para investimentos, nem tecnologias como ferramentas de inovação, o que impede a existência de pessoas capacitadas para fazer uso desses bens? Como revelado no estudo, faltam empreendedores capacitados para atender a essa necessidade do mercado. Por que não temos mais profissionais como o empresário Eike Batista no comando de empresas? O empresário brasileiro acaba de ser incluído no seleto grupo do capitalismo global, ao lado de outros bilionários como o americano Bill Gates, criador da Microsoft, e o mexicano Carlos Slim, dono de um empreendimento de telecomunicações.

Sendo assim, analisando o perfil empresarial de Eike, talvez entendêssemos essa falha na área de recursos humanos. São poucos os que cultivam características iguais as do empreendedor. Inovador, dinâmico, audacioso e ousado. Cada uma dessas qualidades foi colocada em prática pelo empresário, com muita inteligência. Além de captar recursos na Bolsa de Valores, Eike empenhou-se em criar novas empresas de óleo e gás, logística, mineração e construção naval, sem nunca perder de vista o custo e retorno deste investimento.

É necessário estar atento não só a própria empresa, mas também ao mundo que a rodeia para que o empreendimento seja capaz de ganhar espaço e conhecimento. Possibilidades de apostas em outras áreas podem significar uma expansão territorial significativa para o empreendimento. Elaboração de estratégias para retomada de crescimento econômico pode ser umas das prioridades para aquele gestor que pretende alavancar seu negócio.

Analisar os fatores externos é uma condição fundamental para encontrar novas possibilidades com o intuito de melhorar rendimentos e descobrir novas tendências. Sendo assim, o espírito de liderança se aguça em meio à diversidade e atende às necessidades da instituição. Como resultado desta percepção, novos caminhos passam a ser trilhados e líderes preparados se levantam para garantir o sucesso esperado do projeto. Chegamos à conclusão de que é inviável permanecer na inércia enquanto empreendimentos ao redor crescem.

Estamos em uma nova ordem econômica mundial e os empresários devem reconhecer que o espírito empreendedor é um dos fatores cruciais de produção. Isso deixará clara a diferença entre um empresário comum e outro como Eike Batista. Lembre-se de que muitas empresas investem em ações para reter novos talentos, o problema é encontrá-los.

Gilberto Wiesel (Empresário, administrador de empresas pós-graduado em Marketing pela FGV. É Master-Practitioner em Programação Neurolinguistica pela Sociedade Brasileira de PNL e membro da Time Line Theraphy Association, Hawai-USA. É escritor, conferencista e diretor dor Grupo Wiesel que atua na área de Educação Corporativa).