quinta-feira, 20 de maio de 2010

FUTURO...

Relógios analógicos e digitais

Por Içami Tiba

Mostradores que marcam horas, como os ponteiros, conta-giros do motor, velocímetros, medidores em geral do carro, ou, ainda colunas coloridas que preenchem cursos predeterminados nas direções horizontais e verticais, mudando de cor ou marcando o nível do avanço do que está sendo medido etc --são analógicos.

Digitais são os números medidores sem ponteiros nem colunas que marquem com altíssima precisão de até milésimos de unidades, atualmente usados por computadores em geral. Nos carros, os números que demonstram a distância percorrida, parcial ou total de um carro são mostradores digitais, mas seu mecanismo funcional é analógico.

Para usos comuns nas dimensões a que os analógicos estão acostumados, quase que não interessa saber o que ocorre em décimos de se sua unidade. Quando se trabalha em dimensões de átomos e moléculas, isto é, no mundo da nanotecnologia, um milionésimo de segundo é importante.

Mesmo no nosso cotidiano, acompanhe estes resultados com as tomadas de tempo para a classificação do Grid do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, acontecida em 1 de novembro de 2008, em Interlagos:

  • 1º Felipe Massa – 1 min 12 seg 368 milésimos de segundo;
  • 2º Jarno Trulli – 1 12 737;
  • 3º Kimi Raikkonen - 1 12 825;
  • 4º Louis Hamilton - 1 12 830;
  • 5º Heikki Kovalainen - 1 12 917;
  • 6º Fernando Alonso - 1 12 967.

Em 599 milésimos de segundo, um pouquinho mais que meio segundo, passaram 6 carros a mais de 300km/hora.

Para brincar com a imaginação, transcrevo alguns recordes em velocidade em veículos tripulados:

Em 13/9/2007, o automóvel SSC Ultimate Aereo alcançou 412,28 km/h, em West Richard, WA, EUA. Em 3/4/2007, o trem francês TGV atingiu 574,8 km/hora, na França. Levou 32 km para parar. Para parar em 8 km é que este trem corre a 300/320 km/hora. Em 26/5/1969, o Apollo 10, voltando do Lua, tornou-se o veículo tripulado mais rápido do mundo, a 39.896 Km/h. Estes 3 dados constam do http://www.descealenha.com/index.php/os-15-maiores-recordes-de-velocidade/ , visitado em maio de 2010.

Em 1 segundo o acima citado automóvel correu por 113 metros, o trem acima citado, 160 metros e o Apollo 10, 11km. Em 0,6 segundos passaram 6 carros para a classificação do GRID de largada da corrida de F-1 em Interlagos, em 1 de Novembro de 2008.

Com tantos avanços tecnológicos não havia como aferir o tempo exato se também não avançasse o sistema de medição do tempo. Então surgiu o relógio digital e, com eles, os cronômetros digitais que aferem com precisão os milésimos de segundos.

“Os relógios digitais surgiram fruto da inspiração da ficção científica. Em 1968, a Hamilton Watch Company concebeu um relógio digital para o filme “2001: Odisseia no Espaço”, e dois anos depois, sugerido pelo toque futurista que o filme inspirava, lançava o relógio protótipo, “Pulsar”. Em 1972 era lançado comercialmente o primeiro relógio digital...” http://relogiolandia.com/artigos/relogios-digitais-sentido-pratico-tempo, visitado em maio 2010.

Quando uma pessoa olha para um relógio analógico, ele não precisa ficar fazendo cálculos, pois numa única visão o cérebro processa automaticamente todos os dados pessoais necessários: qual o período do dia, quanto tempo já decorreu desde que começou a trabalhar, quanto tempo falta para completar uma hora fechada, se está atrasado, adiantado, ou no tempo certo. Talvez quem já tenha nascido com o relógio digital já consiga também obter os mesmos dados do analógico só com uma olhada nos números do mostrador digital.

Os que já eram acostumados com a leitura analógica tiveram que re-educar seu cérebro, fazendo as contas mentalmente. Houve uma época em que alguns mostradores de relógio traziam ponteiros analógicos apontando os números e também um quadro mostrando exatamente os números das horas, dos minutos e dos segundos.

O computador outra vez supera o cérebro humano ao conseguir marcar com alta precisão, contando os milésimos de segundo, a velocidade de um carro de Fórmula 1. Chamo a atenção para o circuito eletrônico integrado que faz a leitura da velocidade, transforma-a em impulsos que chegam aos mostradores onde são “retransformados” em números. Isto tudo em tempo muito menor que milésimos de segundos...

O nosso cérebro teve que se adequar às novidades funcionais. Entretanto, a mente tem o costume de manter o que conhece e somente mudar, quando tem segurança para tal. Portanto a mente mantém o costume antigo enquanto ele tiver dando bons resultados. Todas as pessoas saudáveis acreditam que fazem o melhor que podem. Basta saber que existe algo melhor para que a mente queira adotá-lo.

Esta comparação entre os dois tipos de relógios lembra as diferenças que existem também entre as gerações. Hoje quem está no poder é a geração Baby Boomer e a geração X. Quem está buscando o poder é a geração Y. Estas três gerações convivem em um mesmo tempo e não raro no mesmo trabalho. Como somos humanos e não máquinas, temos mais é que buscar o enriquecimento pelas diferenças e não o combate entre elas.