quarta-feira, 28 de outubro de 2009

OS PAIS COMO PROFESSORES

Como pai, você é chamado a desempenhar vários papéis na vida de seu filho. Um dos mais importantes é o de criar um ambiente estimulante e cheio de amor para ele. Outro é encorajar seu filho a ter uma boa autoimagem, embora saibamos que nenhum fator isolado seja absolutamente essencial para o desenvolvimento.

As melhores atitudes para isso são: aceitação incondicional, preocupação, compaixão, respeito, manutenção de um relacionamento digno e partilhado, encorajamento da liberdade e da independência dentro de limites claramente definidos.

Hoje em dia, já sabemos que uma criança começa a absorver informações desde o momento em que nasce, e é dos pais que os filhos obtêm a maior parte dessas informações. Os pais, portanto, tornam-se totalmente responsáveis pela primeira fase do aprendizado dos filhos, e seu papel como educadores é de suma importância.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

13ª ROMARIA DA JUVENTUDE.


Foi realizada neste domingo um dos maiores encontros católicos ja visto no município de Patu-RN. A 13ª Romaria da Juventude iniciou com uma missa na paróquia de nossa senhora das dores. Em seguida um trio levou o pessoal que iam a pé e de carro, para o santuário de nossa senhora dos impossíveis, onde participaram de outra celebração e em seguida shows com bandas religiosas.

domingo, 25 de outubro de 2009

A IMPORTÂNCIA DOS LIMITES NA VIDA DA CRIANÇA

Qual é o melhor atrativo para desviar a atenção de uma família, senão uma criança? Ela chega para transformar vidas, alterar a rotina d eum lar, determinar o ritmo da casa: os horários, os programas de televisão, o cardápio e até as atividades de lazer. Dotada de uma capacidade infalível de persuadir, detém técnicas implacáveis para domar gente grande. A sua eficácia é tamanha que, com um simples gesto, lança por terra defesas, rui as estruturas, pois sabe o momento exato para derramar uma lágrima ou abrir um irradiante sorriso para consumar suas conquistas.

Com essas táticas infalíveis, monopoliza um lar. Se não for refreada, perde a noção de limites. Poré, muitos pais esbarram no sentimento no momento de agir e pecam por acreditar que amor é fazer todas as vontades e liberdade é sinônimo de criança feliz.

Para educar num mundo repleto de influências, necessário delimitar espaço, definir papéis e não abrir mão de itens fundamentais - educação social, educação religiosa e escolarização, tão indispensáveis que, há milênios, o maior de todos os livros já alertava: "Ensinai à criança o caminho em que ela deve andar, e, mesmo depois de velha, ela não desviará dele" (Prov. 22:6).

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

FALTAM LIMITES? DE QUEM: CRIANÇAS OU ADULTOS?

Muitas famílias me procuram para conversar a respeito de limites e d euma tal de "agressividade" infantil. Trazem os mais diferentes relatos de espancamento, cusparadas, mordidas e emporrões. Falam dos escândalos em lugares públicos, em festas de criança, na porta da escola...Sempre se perguntam se a criança tem algum problema, se esse comportamento acontece também no espaço escolar. Sempre trazem a mesma questão: como colocar limites? Como fazer para a criança obedecer e se tornar educada?

São dois pontos importantes e que estão ligados a dois aspectos:

Um de ordem conceitual, pois existe um modelo de criança esperado pelas famílias, portanto, uma concepção de infância; e o outro, de ordem "prática", que está relacionado ao conceitual, que dirá o que fazer nessas situações.

A primeira coisa que a escola pode fazer para ajudar as famílias é mostrar que é bem possível que o que se espera do filho ou da filha seja demais para eles. É tentar fazer com que as famílias construam uma imagem do filho sem estar colocada à imagem da cirança ideal. Sai a pressão, a conformidade da conduta, entra a criança, colocada na família específica.

Uma vez feito isso, é muito importante que desfaçamos algumas ideias de autoridade. Autridade não é uma relação construída sem respeito, sem integridade. Autoridade é firmeza, paciência e persistência nas palavras.

A CRIANÇA QUE QUERIA SER UMA TV.

Eis a oração de uma criança:

"Senhor, faze de mim um aparelho de televisão, para que meus pais me tratem como eles tratam o televisor. Para que olhem para mim com o mesmo interesse com que olham para a tela da TV; especialmente quando minha mãe assite à sua novela favorita, e meu pai, ao seu esporte predileto. Eu queria falar como aqueles homens, pois, quando eles falam, toda a família fica em silêncio para ouvir bm o que eles têm a dizer.

Eu gostaria de ver mamãe se admirar de mim como ela se admira quando vê a última moda na tela. Eu gostaria que meu pai risse comigo como ele faz quando os artistas contam suas piadas. Eu gostaria que meus pais me dessem tanta atenção quanto dão ao televisor. Quando este não funciona, imediatamente mandam cha,ar o técnico para consertá-lo.

Eu gostaria de ser um televisor e, assim, ser o melhor amigo dos meus pais e a pessoa mais importante para eles. Oh! Pai do céu, se tu me transformasses num televisor, eu novamente teria pais e poderia me sentir feliz! Pai, faz de mim um televisor, em nome de Jesus Cristo. Amém."

Senhores Pais...Crianças precisam de atenção, carinho e muito respeito.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

INVEJA...O PIOR DOS SENTIMENTOS!

A inveja, conforme Sebastián de Covarrubias

Inveja é um sentimento de aversão ao que o outro tem e a própria pessoa não tem. Este sentimento gera o desejo de ter exatamente o que a outra pessoa tem (pode ser tanto coisas materiais como qualidades inerentes ao ser)e de tirar essa mesma coisa da pessoa, fazendo com que ela fique sem. É um sentimento gerado pelo egoncentrismo e pela soberba de querer ser maior e melhor que todos, não podendo suportar que outrem seja melhor. A origem latina da palavra inveja é "invidere" que significa "não ver". Com o tempo essa definição foi perdendo o sentido e começado a ser usado ao lado da palavra cobiça, que culminou, então, no sentido que temos hoje.

Os indivíduos disputam poder, riquezas e status, aqueles que possuem tais atributos sofrem do sentimento da inveja alheia dos que não possuem, que almejariam ter tais atributos. Isso em psicologia é denominado formação reativa: que é um mecanismo de defesa dos mais "fracos" contra os mais "fortes".

A inveja é originária desde tempos antigos, escritos em textos, que foi acentuado no capitalismo e no darwinismo social, na auto-preservação e auto-afirmação, a inveja seria, popurlamente falando, a arma dos "incompetentes".
Numa outra perspectiva, a inveja também pode ser definida como uma vontade frustrada de possuir os atributos ou qualidades de um outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência e limitação física, seja pela intelectual.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

PARABÉNS PROFESSOR...A MAIS BELA DAS PROFISSÕES!

Parabenizamos todos os Professores, não só pelo seu dia, justo e merecido, mais pela escolha da profissão, pela luta enfrentada todos os dias, pela dedicação com que desempenha sua função, árdua, porém gratificante, por que não há nada melhor do que poder ajudar alguém, e é isso que os mestres fazem, colaborar transmitindo conhecimentos e ajudando na formação pessoal de cada aluno.

Que Deus ilumine todos os professores...

Parabéns...

Professor...

Mire suas metas na lua, porque se você errar, ainda vai estar ENTRE AS ESTRELAS.

domingo, 11 de outubro de 2009

PSICOPEDAGOGA DA ESSEC É MAIS UMA VEZ APROVADA EM CONCURSO PÚBLICO.


A Psicopedagoga da ESSEC Delane Suassuna é aprovada no concurso público da cidade de Catolé do Rocha-PB.

Parabéns...

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

COMEMORAÇÃO DO DIA DAS CRIANÇAS





Alunos do pré-escolar, 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental comemoram o dia das crianças ao lado de suas professoras, Marta, Brenda, Aureni e Benedita.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

PASSEIO COMEMORATIVO AO DIA DAS CRIANÇAS.

Concluindo o projeto interdisciplinar sobre os direitos e deveres das crianças houve uma aula passeio no paraíso em que foi oferecido um lanche partilhado, banho de cascata, dinâmicas e várias brincadeiras acompanhadas e orientadas pelos professores, diretores e psicopedagoga.
As crianças passaram a semana comemorando com muitas atividades pedagógicas envolvendo vários gêneros, finalizando com prática lúdica e interdisciplinar com vários procedimentos tais como produções textuais (como por exemplo "o meu sonho é...como eu sou").




Várias brincadeiras foram realizadas com dança da laranja, vídeos, apresentações - Michael Jackson (Paulo Vinicius), Show de calouros, entrega de prêmios, desfile, ginkana, entre outros com o objetivo de contribuir de forma lúdica na aquisição dos conhecimento dos alunos.

Apresentação do aluno Paulo Vinicius.



Alunos do quarto e do quinto ano do Ensino Fundamental da ESSEC fizeram aula passeio em comemoração ao dia das crianças, os mesmos foram visitar o sítio paraiso.

PROJETO INTERDISCIPLINAR DO DIA DA CRIANÇA

Os direitos da criança

1. Toda criança do mundo deve ter os mesmos direitos, independentemente de sua cor, língua, religião, classe social, país de origem e sexo.

2. Toda criança tem direito a proteção especial.Toda criança tem deve ser protegida e bem tratada.

3. Desde o dia em que nasce, toda criança tem direito a uma nome e a uma nacionalidade.

4. Toda criança tem direito a alimentação, habitação, recreação e assistência médica.

5. Crianças com deficiência física e mental devem receber educação e cuidados especiais.

6. Toda criança deve crescer em um ambiente de amor, segurança e compreensão. Quando a criança não tiver família, o governo e a sociedade deve protegê-la.

7. Toda criança tem direito de receber educação escolar gratuita e de brincar e se divertir.

8. Em situações de emrência ou acidente, ou em qulaquer outro caso, a criança deverá, ser a primeira a receber proteção e socorro.

9. Nenhuma criança deve ser abandonada, sofrer crueldade ou exploração nem trabalhar antes da idade mínima para isso.

10. Toda criança deverá crescer em um ambiente de compreensão, tolerância e amizade, de paz e de fraternidade, protegida contra qualquer tipod e preconceito.

Adaptado Declaração dos Direitos da Criança. proclamada em 20 de novembro de 1959 pela Assembléia Geral das Nações Unidas.


Lei nº 8.069, de 13 de Julho de 1990.

Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescete e da outras providências.

Capítulo IV - Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer.

Art. 53. A criança e o adolescente tem direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

I- Direito de condições para o acesso e permanência na escola.
II- Direito de ser respeitado por seus educadores; entre outros.


terça-feira, 6 de outubro de 2009

OBJETO DE ESTUDO DA PSICOPEDAGOGIA

Para Kiguel,

O objeto central de estudo da Psicopedagogia está se estruturando em torno do processo de aprendizagem humana: seus padrões evolutivos normais e patológicos - bem como a influência do meio (família, escola, sociedade) no seu desenvolvimento.

De acordo com Neves,

A Psicopedagogia estuda o ato de aprender e de ensinar, levando sempre em conta as realidades internas e externas da aprendizagem tomadas em conjunto. E, mais, procurando estudar a construção do conhecimento em toda a sua complexidade, procurando colcoar em pé de igualdade os aspectos cognitivos, afetivos e sociais que lhe estão implícitos.

Segundo Scoz "a Psicopedagogia estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades, e numa ação profissional deve englobar vários campos do conhecimento, integrando-os e sistematizando-os".

Para Gollbert,

(...) o objeto de estudo da Psicopedagogia deve ser entendido a partir de dois enfoques: preventivo e terapêutico. O enfoque preventivo considera o objeto de estudo da Psicopedagogia o ser humano em desenvolvimento, enquanto educável. Seu objeto de estudo é a pessoa a ser educada, seus processos de desenvolvimento e as alterações de tais processos. Enquanto o enfoque terapêutico considera o objeto de estudo da Psicopedagogia, a identificação, análise, elaboração de uma metodologia de diagnóstico e tratamento das dificuldades de aprendizagem.

Do ponto de vista de Weiss, "a Psicopedagogia busca a melhoria das relações com a aprendizagem, assim como, a melhor qualidade na construçã da própria aprendizagem de alunos e educadores".

sábado, 3 de outubro de 2009

O PROFESSOR QUE AMA O QUE FAZ.

Lecionar é uma das tarefas mais extraordinárias que uma pessoa pode realizar. Transmitir conhecimento e ser responsável, mesmo que indiretamente, por algumas características que um jovem terá no futuro é, sem dúvida, comparável a ter um poder fantástico nas mãos.
Me lembro como se fosse hoje. Estava em uma aula de geografia na quinta série. Pra variar, estava conversando durante a explicação do professor. Foi então que percebi seu olhar se dirigindo à minha pessoa. Ele não falou nada, virou para o quadro e escreveu:
"Qual a diferença entre o burro e o sábio? O burro fala, fala, fala e depois pensa. Já o sábio, pensa, pensa, pensa e somente se tiver certeza e se for necessário irá falar algo".
Esse professor me trouxe em poucos segundos e de uma forma extremamente simples um ensinamento que levei para o resto de minha vida. Um mestre em geografia ajudando na formação da minha personalidade. Esse pequeno exemplo mostra o quanto essa profissão é importante.
Durante minha vida estudantil, tive inúmeras outras influências, inclusive, do meu pai, um dos professores mais apaixonados pela profissão que já conheci. Tanto que quando iniciei minha vida profissional não tive dúvidas. Abracei a carreira de professor e fui lecionar.
Em poucos anos exercendo a profissão, posso dizer que aprendi muito e vi o quanto essa profissão é abençoada. Não diria que é necessário vocação para ser professor, mas certamente é necessário muita força de vontade para tentar passar o melhor de um assunto para alunos que, muitas vezes, não estão interessados naquilo que você tem a dizer, ou para manter o entusiasmo mesmo com as contas atrasadas devido a baixa remuneração.

Luis Matos
Revista E-Learning.