domingo, 25 de outubro de 2009

A IMPORTÂNCIA DOS LIMITES NA VIDA DA CRIANÇA

Qual é o melhor atrativo para desviar a atenção de uma família, senão uma criança? Ela chega para transformar vidas, alterar a rotina d eum lar, determinar o ritmo da casa: os horários, os programas de televisão, o cardápio e até as atividades de lazer. Dotada de uma capacidade infalível de persuadir, detém técnicas implacáveis para domar gente grande. A sua eficácia é tamanha que, com um simples gesto, lança por terra defesas, rui as estruturas, pois sabe o momento exato para derramar uma lágrima ou abrir um irradiante sorriso para consumar suas conquistas.

Com essas táticas infalíveis, monopoliza um lar. Se não for refreada, perde a noção de limites. Poré, muitos pais esbarram no sentimento no momento de agir e pecam por acreditar que amor é fazer todas as vontades e liberdade é sinônimo de criança feliz.

Para educar num mundo repleto de influências, necessário delimitar espaço, definir papéis e não abrir mão de itens fundamentais - educação social, educação religiosa e escolarização, tão indispensáveis que, há milênios, o maior de todos os livros já alertava: "Ensinai à criança o caminho em que ela deve andar, e, mesmo depois de velha, ela não desviará dele" (Prov. 22:6).