Para Kiguel,
O objeto central de estudo da Psicopedagogia está se estruturando em torno do processo de aprendizagem humana: seus padrões evolutivos normais e patológicos - bem como a influência do meio (família, escola, sociedade) no seu desenvolvimento.
De acordo com Neves,
A Psicopedagogia estuda o ato de aprender e de ensinar, levando sempre em conta as realidades internas e externas da aprendizagem tomadas em conjunto. E, mais, procurando estudar a construção do conhecimento em toda a sua complexidade, procurando colcoar em pé de igualdade os aspectos cognitivos, afetivos e sociais que lhe estão implícitos.
Segundo Scoz "a Psicopedagogia estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades, e numa ação profissional deve englobar vários campos do conhecimento, integrando-os e sistematizando-os".
Para Gollbert,
(...) o objeto de estudo da Psicopedagogia deve ser entendido a partir de dois enfoques: preventivo e terapêutico. O enfoque preventivo considera o objeto de estudo da Psicopedagogia o ser humano em desenvolvimento, enquanto educável. Seu objeto de estudo é a pessoa a ser educada, seus processos de desenvolvimento e as alterações de tais processos. Enquanto o enfoque terapêutico considera o objeto de estudo da Psicopedagogia, a identificação, análise, elaboração de uma metodologia de diagnóstico e tratamento das dificuldades de aprendizagem.
Do ponto de vista de Weiss, "a Psicopedagogia busca a melhoria das relações com a aprendizagem, assim como, a melhor qualidade na construçã da própria aprendizagem de alunos e educadores".