sábado, 3 de outubro de 2009

O PROFESSOR QUE AMA O QUE FAZ.

Lecionar é uma das tarefas mais extraordinárias que uma pessoa pode realizar. Transmitir conhecimento e ser responsável, mesmo que indiretamente, por algumas características que um jovem terá no futuro é, sem dúvida, comparável a ter um poder fantástico nas mãos.
Me lembro como se fosse hoje. Estava em uma aula de geografia na quinta série. Pra variar, estava conversando durante a explicação do professor. Foi então que percebi seu olhar se dirigindo à minha pessoa. Ele não falou nada, virou para o quadro e escreveu:
"Qual a diferença entre o burro e o sábio? O burro fala, fala, fala e depois pensa. Já o sábio, pensa, pensa, pensa e somente se tiver certeza e se for necessário irá falar algo".
Esse professor me trouxe em poucos segundos e de uma forma extremamente simples um ensinamento que levei para o resto de minha vida. Um mestre em geografia ajudando na formação da minha personalidade. Esse pequeno exemplo mostra o quanto essa profissão é importante.
Durante minha vida estudantil, tive inúmeras outras influências, inclusive, do meu pai, um dos professores mais apaixonados pela profissão que já conheci. Tanto que quando iniciei minha vida profissional não tive dúvidas. Abracei a carreira de professor e fui lecionar.
Em poucos anos exercendo a profissão, posso dizer que aprendi muito e vi o quanto essa profissão é abençoada. Não diria que é necessário vocação para ser professor, mas certamente é necessário muita força de vontade para tentar passar o melhor de um assunto para alunos que, muitas vezes, não estão interessados naquilo que você tem a dizer, ou para manter o entusiasmo mesmo com as contas atrasadas devido a baixa remuneração.

Luis Matos
Revista E-Learning.