terça-feira, 15 de junho de 2010

ProUni

Site do ProUni está no ar; inscrições começam nesta terça-feira

Da Redação
Em São Paulo

Entrou no ar na noite desta segunda-feira (14) o site do ProUni (Programa Universidade para Todos), que oferece, neste semestre, 60.488 bolsas de estudo integrais e parciais em 1.255 instituições de todo o país. As inscrições poderão ser feitas a partir das 10h desta terça (15) e seguem até as 23h59 do dia 19 de junho.

Serão divulgadas seis listas de selecionados para esse processo seletivo. As datas serão: 21 de junho (1ª chamada), 7 de julho (2ª chamada), 21 de julho (3ª chamada), 29 de julho (4ª chamada), 5 de agosto (5ª chamada) e 12 de agosto (6ª chamada). As bolsas concedidas podem ser integrais (100% da mensalidade) ou parciais de 50% ou 25%.

São elegíveis para as bolsas totais os "brasileiros não portadores de diploma de curso superior, cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de até um salário-mínimo e meio", segundo a portaria publicada pelo MEC (Ministério da Educação). No caso do abatimento parcial das mensalidades de 50% e de 25% , podem se inscrever "brasileiros não portadores de diploma de curso superior, cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de até três salários-mínimos". De acordo com o MEC, são 39.113 bolsas integrais e 21.375 parciais.

Para concorrer, o candidato deve ter obtido nota mínima de 400 no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009. Também precisa ter nota superior a zero na redação da prova, não pode possuir nenhum diploma de curso superior e, ainda, deve atender a um dos seguintes critérios:

  • ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • ter cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral na instituição privada;
  • ser portador de deficiência;
  • ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública.

O que é o Prouni

O Prouni foi criado em 2004, pela Lei nº 11.096/2005. Segundo o MEC, ele tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes do ensino superior em instituições privadas. As instituições que aderem ao programa recebem isenção de tributos.