sábado, 28 de novembro de 2009

O ESTUDANTE E O ESTRESSE

O ESTUDANTE E O ESTRESSE

Texto: Rosana Amador Ramos

O Que é Estresse?

Provas, trabalhos, assembléias e seminários fazem parte da vida dos estudantes. Mas é preciso tomar cuidado porque quando os estímulos são muito intensos, nosso corpo responde com o estresse.
É fácil entender. Na idade da pedra, o homem tinha de lutar para sobreviver. Ao se deparar com um bicho, a reação do homem das cavernas tinha de ser imediata: era lutar ou fugir. O organismo desenvolveu, então, um mecanismo de defesa para fortalecê-lo nas horas de necessidade. Ele está centrado no cérebro e atua hoje de maneira muito semelhante à época em que os animais de grande porte andavam à solta. Hoje não temos mais de enfrentar animais pré-históricos. Em compensação temos, as dificuldades de relacionamento, os engarrafamentos de trânsito, a poluição do ar, a poluição sonora e a violência urbana. Essas situações podem levar o indivíduo à sentir-se incapaz e desprotegido, gerando nele, possivelmente, um estado de impotência emocional, baixa estima e cansaço. É quando ocorre o estresse.
Estresse tornou-se uma palavra da moda. Ele é real e afeta sua vida. Viver sem estresse é um mito, pois tanto o excesso de estresse como a sua ausência podem causar problemas à saúde.

Mas, o que é estresse?
De acordo com Hans Selye, famoso médico endocrinologista canadense, o estresse é “um conjunto de reações que o organismo desenvolve ao ser submetido a uma situação que exige esforço para adaptação”. Está ligado fundamentalmente a questões psicológicas, por isto, muitas vezes o estressado não se dá conta da carga emocional e do seu estado deconfusão mental. Assim, o estresse pode ser entendido como o ponto em que o indivíduo não consegue controlar seus conflitos internos e, em contra partida apresenta fadiga, cansaço, tristeza, euforia, ou outras reações, inclusive orgânicas diante de transformações químicas ocorridas neste estado emocional. Ao contrário do que muitos pensam o estresse não é doença do mundo moderno. A história do homem, vivendo num habitat natural exposto a grandes perigos, mostra que quando este se via diante de situações que ameaçavam sua vida, entrava em estado de alerta, despertando o medo. Ao mesmo tempo que toda sua musculatura se contraía, seu coração pulsava mais forte. Neste constante estado de tensão, caso estes momentos fossem sucessivos, certamente se instalava um quadro de estresse.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

JOZENIR É O NOVO DIRETOR DO CAJIM.


Veja como foi a votação que elegeu Jozenir Calixta e Cláudia Felício como Diretor e Vice-Diretora do CAJIM.

Alunos de Ciências Contábeis.

Jozenir - 58
Raimundo - 19
Cláudia - 36
Soraya - 42

Alunos de Matemática

Raimundo - 78
Jozenir - 39
Soraya - 88
Cláudia - 30

Alunos de Pedagogia

Jozenir - 99
Raimundo - 43
Cláudia - 96
Soraya - 46

Alunos do NAESA

Jozenir - 86
Raimundo - 9
Cláudia - 64
Soraya - 33

Funcionários

Jozenir - 17
Raimundo - 13
Cláudia - 16
Soraya - 15

Professores

Jozenir - 26
Raimundo - 12
Cláudia - 24
Soraya - 14

PARABÉNS AOS NOVOS DIRIGENTES DO CAJIM.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

CAJIM ELEGE HOJE 23/11/2009 O SEU DIRETOR.

Comissão Eleitoral
Chapa 2 - Vice-Diretora Cláudia

Chapa 2 - Diretor - Jozenir

Chapa 1 - Vice-Diretora - Soraya


Chapa 1 - Diretor - Raimundo

Chapa 2 - Jozenir e Cláudia
Chapa 1 - Raimundo e Soraya
Mesa receptora NAESA
Mesa receptora Pedagogia
Mesa receptora Ciências Contábeis
Mesa receptora Matemática
Mesa receptora Professores e Técnicos
A comunidade universitária do CAJIM elege neste dia 23/11/2009 o diretor e o vice-diretor para um mandato de quatro anos.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

ELEIÇÕES UERN CAMPUS DE PATU - CAJIM SERÁ 23/11.

CHAPA 1.

HUMILDADE E TABALHO

Diretor
Prof. Ms. Raimundo - nº 1

Vice-diretora
Profª Ms. Soraya - nº 11

PROPOSTAS PARA A FUTURA GESTÃO DOS PROFESSORES RAIMUNDO E SORAYA

# Criação de novos cursos, já assegurados pela Reitoria;
# Implantação da semestralidade para cursos que forem viáveis;
# Incentivar a pesquisa, a extensão e a pós-graduação;
# Promover eventos acadêmico-científico no CAJIM;
# Incentivar a participação de professores e alunos em eventos acadêmico-científicos nacionais e internacionais;
# Apoiar a liberação de professores para mestrado e doutorado;
# Apoiar a criação da base de pesquisa;
# Ampliar o acervo bibliográfico;
# Instalar computadores na biblioteca para facilitar a pesquisa;
# Lutar pela manutenção dos atuais contratos provisórios;
# Ampliar a descentralização das ações da direção; dentre outras.

PARA O BEM DO CAJIM, VOTE CHAPA 1.

CHAPA 2.

SE VOCÊ MUDA, TUDO MUDA

Trabalho, dedicação e crescimento

Prof. Dr. Jozenir Calixta de Medeiros - 2 Diretor

Profª Ms. Cláudia Maria Felício F. Tomé - 22 Vice-diretora

SE VOCÊ MUDA, TUDO MUDA. 28 ANOS DE CAJIM, 28 RAZÕES PARA MUDAR

1. Criação de um fórum de debates sobre as ações pertinentes ao desempenho do CAJIM;
2. Implantação de novos cursos no CAJIM;
3. Reestruturação e ampliação a biblioteca do campus, integrando-a ao sistema on line de bibliotecas da UERN;
4. Criação de laboratório de informática com acesso à internet para a comunidade uerniana;
5. Incentivo à pesquisa, ensino através de atividades como monitoria, PIBIC, dentre outras;
6. Desenvolvimento de projetos de extensão em parceria com instituições públicas e privadas de Patu e regiões tais como: Câmaras municipais, Prefeituras, CDL, Sindicatos, Cooperativas, Associações e Empresas Privadas;
7. Criação de uma coordenadoria de controle de patrimônio do CAmpus;
8. promoção de eventos acadêmico-científicos tais como: semanas universitárias, encontro de extensão e pesquisa específicos de cada área de conhecimento, intercambiando com demais IES;
9. Viabilizaçlão de publicação de trbalhos científicos em anais de encontros do CAJIM, revistas tecnico-científicas, livros organizados e produzido por professores e alunso do CAJIM;
10. Criação de espaço cultural para realização de eventos, valorizando as expressões artísticas, culturais e religiosas;
11. Incentivo a criação de grupos de teatros, dança, música e demais expressões artíticas e culturais em aprcerias com comunidades quilombolas, grupos culturais das cidades atendidas pelo CAJIM e pelos núcleos;
12. Criação de espaço virtual para divulgação de atividades e para interatividade da comunidade com CAJIM;
13. Promoção de novos valores na realização de seminários, debates de inclusão, adiversidade cultural e necessidades especiais em parcerias com entidades e departamentos competentes, tais como APAE, DAIN/UERN, e associações culturais, dentre outros;
14. Integração acadêmica do CAJIM com núcleos e demais campi da UERN;
15. Criação de um programa de capacitação e valorixzação permanente ao servidor do CAJIM;
16. Inclusão dos servidores do CAJIM em prjetos de extensão;
17. Integração dos servidores nas atividad3es culturais e esportivas;
18. Luta pela aquisição de onibus para o CAJIM;
19. Apoio a qualificação de professores para mestrado, doutorado e p´-s-doutorado;
20. Ampliação dos cursos de pós-graduação do CAJIM e núcleo pertencente ao CAJIM;
21. Criação de uma base de pesquisa e estudos interdiusciplinares;
22. Criação de um memorial do campus;
23. Promoção de eventos esportivos desenvolvendo parcerias com órgãos municipais;
24. Criação de comenda "medalha parceira" do CAJIM;
25. CApacitação de recursos de incentivo à pesquisa e outros porjetos acadêmico-científicos junto aórgão de fomento tais como: FAPERN, CAPS e CNPq;
26. Promoção de integração entre departamentos do CAJIM;
27. Criação de comissão de acompanhamento das reinvidicações do CAJIM jutno a administração superior da UERN;
28. Luta por uma residência de apoio temporário para alunos e professores que se encontram em trânsito .

TRABALHO, DEDICAÇÃO E CRESCIMENTO.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

TRABALHAR COM ALEGRIA

Trabalhar com alegria

Havia uma fazenda onde os trabalhadores viviam tristes e isolados uns dos outros.

Eles estendiam suas roupas surradas no varal e alimentavam seus magros cães com o pouco que sobrava das refeições.

Todos que viviam ali trabalhavam na roça do senhor João, dono de muitas terras, que exigia trabalho duro, pagando muito pouco por isso.

Um dia, chegou ali um novo empregado, cujo apelido era Zé Alegria. Era um jovem agricultor em busca de trabalho.

Foi admitido e recebeu, como todos, uma velha casa onde iria morar enquanto trabalhasse ali.

O jovem, vendo aquela casa suja e abandonada, resolveu dar-lhe vida nova.

Cuidou da limpeza e, em suas horas vagas, lixou e pintou as paredes com cores alegres e brilhantes, além de plantar flores no jardim e nos vasos.

Aquela casa limpa e arrumada destacava-se das demais e chamava a atenção de todos que por ali passavam.

Ele sempre trabalhava alegre e feliz na fazenda, por isso tinha o apelido de Zé Alegria.

Os outros trabalhadores lhe perguntavam: Como você consegue trabalhar feliz e sempre cantando com o pouco dinheiro que ganhamos?

O jovem olhou para os amigos e disse: Bem, este trabalho hoje é tudo que eu tenho.

Ao invés de blasfemar e reclamar, prefiro agradecer por ele. Quando aceitei trabalhar aqui, sabia das condições.

Não é justo que, agora que estou aqui, fique reclamando. Farei com capricho e amor aquilo que aceitei fazer.

Os outros, que acreditavam ser vítimas das circunstâncias, abandonados pelo destino, o olhavam admirados e comentavam entre si: Como ele pode pensar assim?

O entusiasmo do rapaz, em pouco tempo, chamou a atenção do fazendeiro, que passou a observá-lo à distância.

Um dia o sr. João pensou: Alguém que cuida com tanto carinho da casa que emprestei, cuidará com o mesmo capricho da minha fazenda.

Ele é o único aqui que pensa como eu. Estou velho e preciso de alguém que me ajude na administração da fazenda.

Num final de tarde, foi até a casa do rapaz e, após tomar um café bem quentinho, ofereceu ao jovem o cargo de administrador da fazenda.

O rapaz aceitou prontamente. Seus amigos agricultores novamente foram lhe perguntar:

O que faz com que algumas pessoas sejam bem sucedidas e outras não?

A resposta do jovem veio logo: Em minhas andanças, meus amigos, eu aprendi muito e o principal é que não somos vítimas do destino. Existe em nós a capacidade de realizar e dar vida nova a tudo que nos cerca. E isso depende de cada um.

* * *

Toda pessoa é capaz de efetuar mudanças significativas no mundo que a cerca.

Mas, o que geralmente ocorre é que, ao invés de agir, jogamos a responsabilidade da nossa desdita sobre os ombros alheios.

Sempre encontramos alguém a quem culpar pela nossa infelicidade, esquecidos de que ela só depende de nós mesmos.

Para encobrir sua indolência, muitos jogam a culpa no governo, nos empresários, nos políticos, na sociedade como um todo, esquecidos de que quem elege os governantes são as pessoas; que quem gera empregos são os empresários, e que a sociedade é composta pelos cidadãos.

Assim sendo, cada um tem a sua parcela de responsabilidade na formação da situação que nos rodeia.

E para ser feliz, basta dar ao seu mundo um colorido especial, como o personagem desta história que, mesmo numa situação aparentemente deprimente para os demais, soube fazer do seu mundo uma realidade bem diferente.

E, conforme ele mesmo falou: existe em nós a capacidade de realizar e dar vida nova a tudo que nos cerca.

Pensemos nisso!



segunda-feira, 16 de novembro de 2009

MOTIVAÇÃO.

Motivação (do Latim movere, mover) designa em psicologia, em etologia e em outras ciências humanas a condição do organismo que influencia a direção (orientação para um objetivo) do comportamento.

Em outras palavras é o impulso interno que leva à ação. Assim a principal questão da psicologia da motivação é "por que o indivíduo se comporta da maneira como ele o faz?" (Rudolph, 2003).

"O estudo da motivação comporta a busca de princípios (gerais) que nos auxiliem a compreender, por que seres humanos e animais em determinadas situações específicas escolhem, iniciam e mantém determinadas ações" (Mook, 1996, citado segundo Rudolph, 2003).


quarta-feira, 11 de novembro de 2009

12 DE NOVEMBRO DIA DA ELEIÇÃO DO CRC-RN.

Todos os contadores do Estado do Rio Grande do Norte, com registro no Conselho regional de Contabilidade CRC-RN, deverão comparecer aos locais de votação para a eleição do Conselho Regional.

Em Patu a eleição será realizada das 12:00 as 20:00hs na sede da CDL.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

PROFESSOR...

# Assuma um papel diferenciado e esteja sempre atualizado.

# Seja questionador, crítico, cosntrutivo, e não apenas introduza o conteúdo de sua matéria, mas leve o educando a duvidar, questionar, argumentar, interessar-se pelo que está sendo apresentado.

# Desenvolva em seu aluno habilidades e competências para torná-lo capaz de descobrir-se e argumentar diante de situações-problema.

# Aprenda com as trocas, e não apenas transmita conhecimentos.

# Perceba o aluno como personagem principal de seu trabalho.

# Leve-o a pensar, procurar soluções, pesquisar, investigar, buscar alternativas, levantar hipóteses.

# Seja dinâmico, afetivo, compreensivo, mediador, flexível, engraçado, tolerante, amigo e conselheiro.

# Dê a si próprio o devido valor, de modo a fazer-se apreciado.

# Saiba tabalhar com as diferenças e as diferentes histórias de vida que encontra em sala de aula.

# Consiga acompanhar esta sociedade de consumo em constante transformação e o aluno que a ela pertence.

# Forme cidadãos conscientes de seu papel na sociedade.

# Domine tão bem a tecnologia quanto seus alunos.

# Seja capaz de se avaliar e fazer algumas trocas em sua prática docente.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

PATU RECEBE PILOTOS PARA PRÁTICA DE VOO LIVRE







Pilotos de várias partes do mundo estão em Patu-RN, para praticar voo livre. Conseguimos fotos de pilotos da Eslovênia.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

O PAPEL DAS FÁBULAS NA EDUCAÇÃO LEITORA DA CRIANÇA

O signo linguístico, isto é, a palavra, segundo Ferdinand de Saussure, possui duas faces: o significante, que correponde à imagem acústica que nos vem à mente quando ouvimos uma palavra; e o significado, termo relacionado à idéia ou ao conceito que temos de algo. Graças a teoria de Saussure, a palavra passou a ser uma unidade importante na estrutura das línguas, especialmente as modernas.

As palavras têm traços discretos, traçados icônicos, sugestivos e históricos dos nossos ancestrais, e sons distintivos (fonemas). Todavia, as palavras têm, também, ideologia, ou seja, o pensamento dominante dos que, em determinado momento da civilização, dão as regras de convivência social ou ditam as condutas ou o comportamento das pessoas, muitas vezes interditando de forma avassaladora o corpo e a alma delas, como ocorre em muitas formas de governo, partidos políticos ou religiões duras, de modo que as pessoas não são consideradas construtoras de sua história, sujeitos de sua liberdade e de sua aprendizagem.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

ÉTICA E CIDADANIA

Ética e Cidadania

VAlores para a vida

Ética e Cidadania temo como objetivo construir valores para a vida do estudante na escola e na sociedade.

Assim, ela promove uma ética capaz de conduzir princípios de boas condutas para os pequenos cidadãos.

"Ser ético é agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça, não violência; é usar o diálogo nas mais diferentes situações; é comprometer-se com o que acontece na vida coletiva da comunidade e do País".