sábado, 28 de novembro de 2009

O ESTUDANTE E O ESTRESSE

O ESTUDANTE E O ESTRESSE

Texto: Rosana Amador Ramos

O Que é Estresse?

Provas, trabalhos, assembléias e seminários fazem parte da vida dos estudantes. Mas é preciso tomar cuidado porque quando os estímulos são muito intensos, nosso corpo responde com o estresse.
É fácil entender. Na idade da pedra, o homem tinha de lutar para sobreviver. Ao se deparar com um bicho, a reação do homem das cavernas tinha de ser imediata: era lutar ou fugir. O organismo desenvolveu, então, um mecanismo de defesa para fortalecê-lo nas horas de necessidade. Ele está centrado no cérebro e atua hoje de maneira muito semelhante à época em que os animais de grande porte andavam à solta. Hoje não temos mais de enfrentar animais pré-históricos. Em compensação temos, as dificuldades de relacionamento, os engarrafamentos de trânsito, a poluição do ar, a poluição sonora e a violência urbana. Essas situações podem levar o indivíduo à sentir-se incapaz e desprotegido, gerando nele, possivelmente, um estado de impotência emocional, baixa estima e cansaço. É quando ocorre o estresse.
Estresse tornou-se uma palavra da moda. Ele é real e afeta sua vida. Viver sem estresse é um mito, pois tanto o excesso de estresse como a sua ausência podem causar problemas à saúde.

Mas, o que é estresse?
De acordo com Hans Selye, famoso médico endocrinologista canadense, o estresse é “um conjunto de reações que o organismo desenvolve ao ser submetido a uma situação que exige esforço para adaptação”. Está ligado fundamentalmente a questões psicológicas, por isto, muitas vezes o estressado não se dá conta da carga emocional e do seu estado deconfusão mental. Assim, o estresse pode ser entendido como o ponto em que o indivíduo não consegue controlar seus conflitos internos e, em contra partida apresenta fadiga, cansaço, tristeza, euforia, ou outras reações, inclusive orgânicas diante de transformações químicas ocorridas neste estado emocional. Ao contrário do que muitos pensam o estresse não é doença do mundo moderno. A história do homem, vivendo num habitat natural exposto a grandes perigos, mostra que quando este se via diante de situações que ameaçavam sua vida, entrava em estado de alerta, despertando o medo. Ao mesmo tempo que toda sua musculatura se contraía, seu coração pulsava mais forte. Neste constante estado de tensão, caso estes momentos fossem sucessivos, certamente se instalava um quadro de estresse.