terça-feira, 3 de novembro de 2009

O PAPEL DAS FÁBULAS NA EDUCAÇÃO LEITORA DA CRIANÇA

O signo linguístico, isto é, a palavra, segundo Ferdinand de Saussure, possui duas faces: o significante, que correponde à imagem acústica que nos vem à mente quando ouvimos uma palavra; e o significado, termo relacionado à idéia ou ao conceito que temos de algo. Graças a teoria de Saussure, a palavra passou a ser uma unidade importante na estrutura das línguas, especialmente as modernas.

As palavras têm traços discretos, traçados icônicos, sugestivos e históricos dos nossos ancestrais, e sons distintivos (fonemas). Todavia, as palavras têm, também, ideologia, ou seja, o pensamento dominante dos que, em determinado momento da civilização, dão as regras de convivência social ou ditam as condutas ou o comportamento das pessoas, muitas vezes interditando de forma avassaladora o corpo e a alma delas, como ocorre em muitas formas de governo, partidos políticos ou religiões duras, de modo que as pessoas não são consideradas construtoras de sua história, sujeitos de sua liberdade e de sua aprendizagem.