terça-feira, 17 de agosto de 2010

Pais barram filhos deficientes em escolas comuns, aponta pesquisa

As barreiras que dificultam a inclusão de crianças com deficiência em escolas comuns não são apenas físicas. Muitas vezes, elas começam na própria casa, segundo reportagem de Antônio Gois e Claudia Collucci publicada na edição destas segunda-feira da Folha (íntegra somente para assinantes do jornal ou do UOL).

Silvia Zamboni/Folhapress
Kaio tem problema de locomoção e de fala. Pai conta que ele ficou "todo animado" após ser aceito na rede pública de SP
Kaio tem problema de locomoção e de fala. Pai conta que ele ficou "todo animado" após ser aceito na rede pública de SP

Segundo o texto, uma pesquisa do Ministério do Desenvolvimento Social com 190 mil famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada, por terem em casa criança ou jovem com deficiência, física ou intelectual, mostrou que a maioria (53%) das famílias cujas crianças não estavam na escola apontou como razão o fato de considerar que os filhos não tinham condições de aprender.

A coordenadora-geral de acompanhamento dos beneficiários, Elyria Credidio diz ainda que as dificuldades para matricular essas crianças em escolas regulares não se restringem a famílias de baixa renda. Enquanto em escolas públicas o percentual desses alunos na mesma sala que os demais chega a 70%, na rede privada, o percentual de incluídos é de apenas 8%.

Fonte: UOL Educação.