quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Olho D´agua do Borges é prêmio gestor eficiente da MERENDA ESCOLAR

Na tarde de ontem, 14/11, a Prefeitura Municipal de Olho D'água do Borges foi comunicada oficialmente por técnicos do PNAE que o município foi um dos vencedores da 9ª edição do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, promovido pela ONG Ação Fome Zero em parceria com o FNDE - MEC.


A informação foi comemorada pelo prefeito Jackson Queiroga, que falou sobre o resultado obtido: "Meses atrás, fomos informados de que Olho D'água seria um dos finalistas do prêmio. Por si só, ser finalista do prêmio já seria um vitória magnífica, pois éramos, àquela altura, o único representante do Estado, e 1 dos 4 do Nordeste, na disputa. Então, ser apontado como destaque em uma das categorias do prêmio, é um feito que nos emociona e felicita muito, pois mostra que estamos no caminho certo, no que diz respeito às boas práticas de políticas públicas educacionais."

A conquista do município deve-se, além do empenho das mais de 50 pessoas envolvidas no processo desde abril passado, a medidas importantes que foram tomadas pela atual gestão, como: a municipalização da merenda escolar do nível de Educação Fundamental; a contratação de profissional de Nutrição; a capacitação dos profissionais (merendeiras) da área; a criação do Conselho Municipal da Merenda Escolar elaboração de cardápios regionais por profissional habilitado, respeitando a vocação agrícola local; a criação de um setor de compra, armazenamento e distribuição dos itens da merenda escolar; seleção de fornecedores; a viabilização da compra direta de produtos da agricultura familiar local (carnes, verduras, hortaliças, frutas, derivados do leite, ovos entre outros), através da parceria de recursos municipal e do PNAE, do Programa Compra Direta do Governo do Estado (Polpa de frutas, ovos, mel, bolos); a melhoria e adequação das instalações físicas e equipamento das cozinhas das unidades de ensino da zona urbana e rural, assim como fardamento e equipamentos para proteção individual; a parceria com as demais secretarias municipais, como: - Secretaria da Saúde Pública: acompanhamento do SISVAN, atividades dos profissionais do PSE nas escolas com orientação nutricional, parceria com a Coordenação da Vigilância Sanitária. - Secretaria dos Esportes: realização da medição e classificação do estado nutricional dos escolares. E demais Secretarias com ações diretas e indiretas. Entretanto, esforços somam-se e a luta é contínua para acontecer adaptação aos cardápios constituídos por alimentos bem mais saudáveis e adquiridos, em sua maioria, produzidos no próprio município.

Para Danila Suassuna, nutricionista responsável pelo programa na cidade, o reconhecimento, por meio do prêmio Gestor, mostra o quanto vale a pena organizar e desenvolver boas ações no âmbito da saúde Aplicada à Educação: "o prêmio atesta o valor de um trabalho sério, feito a várias mãos, que mexe com toda uma cadeia de profissionais e que tem como produto final, a satisfação dos jovens estudantes."

No final deste mês, Jackson Queiroga e a equipe envolvida no projeto irão a Brasília receber o troféu e certificado referentes à categoria em que foi destaque, na 9ª edição do prêmio.

Entenda o Prêmio

O Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar - PGEME objetiva estacar os prefeitos que realizam gestões criativas e responsáveis do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e disseminar estas boas práticas para que sejam conhecidas e adotadas por outras prefeituras do país.

Dividido em 7 categorias de premiação (Categoria Eficiência e Educação Alimentar e Nutricional; Categoria Valorização Profissional das Merendeiras; Categoria Merenda Indígena e/ou Quilombola; Categoria Merenda com Produtos Orgânicos da Agricultura Familiar; Categoria Desenvolvimento Local; Categoria Participação Social) - em que contempla cidades de todas as regiões do Brasil -, o PGEME abre inscrições, anualmente, no mês de abril. Todos os 5.565 municípios do país estão aptos à disputa.

O processo de avaliação e premiação dos municípios leva, em média, 8 meses - considerando-se a data do início das inscrições até o dia da cerimônia de entrega do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar.

Fonte: Jornal O MOSSOROENSE.  

Parabenizo a competente nutricionista Dra. Danila Suassuna por mais um grande mérito conquistado em sua vida profissional. Dessa vez como nutricionista responsável técnica pelo programa de alimentação escolar do município de Olho D´agua do Borges. O referido município recebeu na última quarta-feira 14/11 a comunicação oficial por técnicos do PNAE que foi um dos vencedores da 9ª edição do prêmio gestor eficiente da merenda escolar, promovido pela ONG ação fome zero em parceria com o FNDE-MEC. Dos 577 municípios inscritos para participarem, Olho D´agua do Borges foi o único município escolhido como representante do estado do rio grande do norte, e um dos quatro do nordeste na disputa. Parabenizo também toda a equipe da Secretaria de Educação e principalmente o Prefeito Jackson Queiroga que tem realizado uma gestao criativa e responsável. Vale lembrar que no ano de 2009 um outro projeto na área de alimentação e nutrição elaborado por Danila Suassuna para o município de Catolé do Rocha-PB foi modelo para outros municípios daquela micro região e destaque nacional, sendo matéria do globo rural, programa da rede globo de televisão. Parabéns nutricionista, você é gente que faz... Boa viagem à Brasília e volte com seu merecido certicado para nos orgulharmos ainda mais de você... Parabééééééééééééééns...