quarta-feira, 15 de abril de 2009

A QUESTÃO DOS LIMITES.

Não restam dúvidas de que hoje há insegurança sobre a educação dos filhos. Existem teses e teorias diversas que apontam direções muitas vezes opostas e que criam um dilema para os pais: Como educar? Qual é o caminho correto?
Uma coisa parece ser certa: as atitudes firmes e coerentes são fundamentais na educação dos filhos.

Limites, regras e vida em sociedade

Por mais que lhe custe ouvir falar deste assunto, não se esqueça de que os limites e as punições são uma constante nas nossas vidas. Por exemplo: um motorista que segue acima do limite máximo de velocidade permitido será multado, ou seja, punido.
Viver em sociedade significa obedecer regras. Muitas vezes não percebemos, mas estamos constatemente a respeitar e a definir limites. Não seria possível viver coletivamente sem eles. Por isso, a criança precisa aprender desde cedo como se comportar em grupo.

Saber dizer "não"

Dizer "não" a uma criança é uma atitude, dentro do processo educativo, necessária e saudável. A criança precisa compreender que existem regras, que tudo tem um momento certo e que há horas para brincar, dormir, estudar, etc. Quando a criança tem liberdade total, tem dificuldades de aprender e aceitar regras e limites.

# Explique sempre quando e por que as suas ações lhe são permitidas e não o são à criança. Aponte razões de capacidade, idade, segurança, adequação ou responsabilidade.
# Nunca tenha medo de dizer "não", mas explique sempre o porquê.
# Deixe a criança colaborar, na medida do possível.
# Quando e sempre que for possível, ensine.