segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Aluno atrasado na escola tem mais chance de evadir

Aluno atrasado na escola tem mais chance de evadir, diz pesquisa

Sarah Fernandes

Estudar com mais idade que a esperada para a série escolar, devido à repetência ou abandono, aumenta as chances do aluno de São Paulo não se matricular no ensino médio. O quadro é mais crítico para os estudantes com notas baixas em avaliações oficiais do ensino fundamental, aponta um estudo do Instituto Unibanco, apresentado nessa quinta-feira (25/11), na capital paulista.

Estar um ano atrasado no ensino fundamental diminui em 20% a chance de se matricular no ensino médio para os alunos com baixo desempenho no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) - que avalia o rendimento dos alunos do ensino fundamental. Para os atrasados com notas altas a probabilidade diminui 7%, segundo a pesquisa.

Para os alunos com mais de um ano de atraso, independente das notas nas avaliações oficiais, a probabilidade de ingresso no ensino médio reduz de 20% a 35%, aponta o estudo, intitulado “Relação entre Abandono Escolar no Ensino Médio e Desempenho Escolar no Ensino Fundamental Brasileiro”. A lógica se mantém para a permanência no ensino médio, segunda a pesquisa.

“Esses alunos estão em uma fase da vida em que não há forte preocupação com o futuro, principalmente quando há problemas para serem solucionados no presente, como falta de renda”, observou o coordenador da pesquisa, Amaury Patrick Gremaud. “Ele não se enturma com os colegas por ser mais velho e é caracterizado por já ter tido dificuldades no ensino fundamental”.

O diagnóstico da pesquisa foi observado na prática pela estudante do 1º ano do ensino médio Katarina Fernanda, de 16 anos, que sempre viu alunos abandonarem os estudos no colégio público em que estuda, em São José dos Campos (SP). “Muitos colegas pararam, pelos mais variados motivos, mas principalmente por problemas pessoais. Alguns voltaram e depois saíram de novo”.

Ele destaca que a evasão reduziu depois que a escola iniciou um projeto social para combater o problema. “Eu mesma não via muito sentido e não entendia porque estudar aquelas coisas”. Apesar disso, ela destaca que quando se fala em aprender o conteúdo, a classe ainda fica bem dividida. “Muitos alunos têm dificuldade de aprender o que é ensinado”.

“Combater a repetência iniciando projetos para evitar que ela aconteça é muito importante, porém é necessário garantir que os alunos aprendam”, observou o coordenador da pesquisa, durante o lançamento.

Metodologia

A pesquisa analisou dados do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) de 2007 e a situação de matrículas em 2008 e 2009. A pesquisa fica restrita a São Paulo por ser o único estado em que as notas das avaliações oficiais são cruzadas com outros dados dos alunos individualmente.

Rendimento


Assim como a idade, o mau rendimento nas avaliações oficiais do ensino fundamental diminui as chances dos alunos se matricularem ou permanecerem no ensino médio. Os estudantes com as piores notas têm 70% de chance de se matricularem nessa etapa do ensino, enquanto entre os com as maiores notas a probabilidade é de 97%, destaca a pesquisa.

Negros

Os alunos negros são os que têm mais chance de concluir o ensino médio, segundo dados analisados pela pesquisa. A probabilidade chega a ser 1,5% maior que os brancos. “Isso contraria o consenso habitual. Avalio que seja devido a um estimulo pela necessidade. Muitos têm uma ideologia maior que de outros grupos sociais e querem fazer a diferença”, observou Gremaud.

Além dos negros, as meninas cuja mãe tem ensino superior e que possuem computador em casa têm mais chance de concluir o ensino médio. A diferença entre os sexos só é observada na permanência, não na matrícula. Os alunos da zona rural têm maiores chances de evadir.

Fonte: UOL Educação.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Slides sobre Rateio dos Gastos Gerais de Fabricação

Slides do Professor Auri Marconi Diniz sobre

Rateio dos Gastos Gerais de Fabricação.

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Slides sobre Orçamento de mão de obra

Slides sobre do Professor Auri Marcoi Diniz sobre

Orçamento de mão de obra.

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Slides sobre Custeio Gerencial - PE e GAO

Slides sobre Custeio Gerencial do Professor Auri Marconi Diniz

Ponto de Equilíbrio e

Grau de Alavancagem Operacional.

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quarta-feira, 24 de novembro de 2010

ENEM 2010, PF indicia duas pessoas

PF indicia duas pessoas pelo vazamento de parte do Enem em Juazeiro

A PF (Polícia Federal) da Bahia indiciou duas pessoas por violação de sigilo de um dos textos de apoio do tema de redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em Juazeiro na terça-feira (23). A pena para o crime pode chegar a seis anos de reclusão.

Segundo nota da PF, uma professora municipal da cidade de Remanso-BA, aplicadora da prova no Colégio Ruy Barbosa, na mesma cidade, teve acesso ao título de um texto motivador da redação durante abertura do caderno de provas ampliado cerca de duas horas antes do início das provas para candidatos deficientes visuais.

Em depoimento de confissão, a professora afirmou que depois de folhear rapidamente o caderno, ela ligou do telefone da escola para a casa de sua sogra e falou com o marido repassando-lhe o tema que havia visto: “O Trabalho e Escravidão”. No entanto, este era um título de um texto motivador da redação, já que o tema efetivo da prova era “O Trabalho na Construção da Dignidade Humana”.

Após receber a informação, o marido da aplicadora pesquisou sobre o tema informado na internet e ligou para o filho, em Petrolina-PE, contando sobre o vazamento, mas sem especificar a fonte da informação. O estudante, por sua vez, seguiu consultando seus professores de redação a respeito de como escrever sobre “Trabalho e Escravidão.

A história foi denunciada por um professor de um curso preparatório de Petrolina (PE), cidade vizinha a Juazeiro, a uma emissora de TV da região. Segundo ele, um grupo de estudantes o procurou horas antes do início das provas contando que sabiam qual era o tema da redação.

O tema da redação já havia sido alvo de polêmica quando um repórter do Sistema Jornal do Commercio de comunicação conseguiu transmiitir o tema da dissertação por meio de um torpedo para a redação. Na ocasião, o MEC se pronunciou dizendo que a atitude não caracterizava vazamento da proposta uma vez que não houve recebimento de informações pelo celular.

Prova está mantida

O Ministério da Educação informou, na madrugada desta quarta-feira (24), que não vai cancelar a prova do Enem, por considerar que não houve vazamento do exame em si, mas somente do texto motivador da redação

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

ENADE 2010

Alunos de educação física em Minas fizeram prova de farmácia no Enade 2010, diz faculdade


O Centro Universitário do Sul de Minas, de Varginha, conhecido como Unis, divulgou nesta segunda-feira (22) que 48 alunos do curso de educação física tiveram que fazer provas de farmácia no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) 2010. Eles teriam sido orientados a preencher somente a parte de conhecimentos gerais, deixando a de conhecimentos específicos em branco. De acordo com a faculdade, o caso foi registrado em ata.

Fonte: UOL Educação.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Falhas no ENEM

Haddad anuncia que número de alunos afetados com falha no Enem é "menor a cada dia"

Camila Campanerut
Em Brasília

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (9) que o número de alunos afetados com falha no caderno amarelo é "menor a cada dia". Segundo ele, conforme a apuração feita pelo Inep avança, a estimativa é de que o número esteja bem abaixo dos 2.000 alunos inicialmente estimados.

“Já não são dois mil, a cada dia este numero cai. Há 12 acasos em Sergipe, alguns poucos casos no Paraná, sobretudo em Curitiba”, disse o ministro após reunião com o presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ophir Cavalcante.

Haddad informou que o MEC já entrou por meio da AGU (Advocacia Geral da União) com uma ação solicitando à juíza federal do Ceará, Carla Miranda Maia, que liberasse a divulgação do gabarito, previsto para às 18h de hoje.

A expectativa do ministro é que a juíza se posicione até o fim da tarde sobre o pedido. Caso não a juíza não aceita, o ministro avisa: “o Plano B é o recurso. Tem o C e o D. É uma decisão de primeira instância”.

Reunião com OAB

O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, que, a princípio, defendia a anulação da prova, mostrou estar convencido do contrário, uma vez comprovado que uma segunda prova não feriria a “igualdade de oportunidade”. “Não estamos aqui para crucificar o MEC, o Inep nem os alunos. É preciso que seja resguardado o principio da igualdade”, afirmou Cavalcante.

“Não tenho duvida de que erros acontecem. Isso se repetiu algumas vezes. Mas há de se avançar sempre. Há de haver um maior rigor [na impressão], sem quebrar o sigilo, não se pode ter uma prova desta natureza e ter essa primariedade [de erro]”, avaliou Cavalcante.

À disposição

Questionado se aceitará o convite da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado para explicar as falhas da edição deste ano do Enem, Haddad não deixou dúvidas: “deixei a semana que vem inteira à disposição dos senadores.

Fonete: UOL Educação.

domingo, 7 de novembro de 2010

ENEM 2010

Para MEC, repórter vazar tema da redação não configura falha de segurança

Para o MEC (Ministério da Educação), o fato de um repórter do Jornal do Commercio de Comunicação, de Pernambuco, ter conseguido informar qual era o tema da redação de dentro de um local de prova não configura falha na segurança do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Segundo assessoria da pasta, o repórter "não usou o aparelho dentro da sala de aula" nem "recebeu a redação ou informações sobre a prova" por meio do aparelho.

Não é permitido aos candidatos a "utilização" de telefones celulares durante a realização da prova, segundo o edital do exame. O texto diz que não "será admitida" também a utilização de "máquinas calculadoras e agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, pagers, bip, walkman, gravador, mp3 ou similar, relógio, ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens."

O repórter do Jornal do Commercio entrou na sala de aula com um celular ligado no bolso, foi até o banheiro e passou o torpedo com tema da dissertação do Enem.

O tema da redação foi "Trabalho na construção da dignidade humana". Segundo alunos que já saíram da prova ouvidos pelo UOL, havia dois textos de apoio: um, sobre trabalho escravo; o outro, sobre o futuro do trabalho. Neste domingo (7), as provas seguem até as 18h30. Além da redação, os candidatos respondem a questões de matemática e de linguagens e códigos.

Os temas de redação do Enem costumam ser de cunho social, e o objetivo é que o inscrito demonstre capacidade crítica ao escrever a dissertação. No ano passado, o tema foi "O indivíduo frente à ética nacional".

Após o encerramento da prova, começa a correção online do UOL, feita por professores do Curso e Colégio Objetivo.

Como foi o primeiro dia

Gabarito com cabeçalho trocado, erros de impressão no caderno de prova e problemas de trânsito marcaram o primeiro dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010.

O gabarito da prova do primeiro dia teve o cabeçalho invertido. A prova apresentava as questões divididas entre ciências da natureza e de ciências humanas. O caderno de respostas tinha a mesma divisão de área, mas com ordem trocada; a ordem numérica, porém, estava correta. Houve desencontro de informações e, em alguns locais de prova, os candidatos foram orientados a preencher o gabarito invertendo a ordem das respostas - o que é incorreto, uma vez que a ordem numérica das respostas não havia sido alterada.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) informou que os candidatos que preencheram o gabarito de forma errada poderão recorrer pela internet. Ainda não foram definidos o período e o endereço em que os estudantes poderão se manifestar.

Estudantes também encontraram questões duplicadas e com ordem trocada no caderno amarelo do exame. Após a questão 29, em vez de vir a de número 30, vinha a 33. A candidata Nohara Matos, 20, de Palmas (TO), conta que teve que fazer a conferência de sua prova com outro caderno de prova. O governo confirmou a existência desses erros em alguns lotes do caderno amarelo e prometeu apuração interna para levantar as informações.

O trânsito também dificultou a ida dos candidatos ao exame. No Distrito Federal e em São Paulo, engarrafamentos e lentidão do transporte público devido à chuva contribuíram para que muitos estudantes não conseguissem chegar nos locais de prova a tempo. O índice de abstenção do sábado foi de 27% - cerca de 1,2 milhão não compareceram à prova.

Fonte: UOL Educação.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Slides sobre Escrituração

Slides sobre Escrituração:

Professor Auri Marconi Diniz

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quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Slides sobre Alavancagem Operacional

Slides do Professor Auri Marconi Diniz sobre:

Grau de Alavancagem Operacional - GAO.

A Alavancagem Operacional representa o efeito no lucro decorrente de uma alteração no volume de vendas.

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terça-feira, 2 de novembro de 2010

Como elaborar um Artigo Científico.

Dicas para elaboração de um artigo científico.

Preparado para facilitar a vida daqueles alunos da graduação que querem preparar algum artigo científico.

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