sábado, 27 de fevereiro de 2010

JOVENS, A ESCOLHA DA PROFISSAO

Escolha da profissão: como pais e professores podem ajudar?
Por Içami Tiba

Está cada vez mais difícil para os jovens fazerem a escolha da futura profissão. São várias as dificuldades a serem superadas:
• É muito precoce a idade em que têm que optar pela faculdade a cursar;
• existência de muitas profissões que estão nascendo e muitas morrendo pela obsolescência;
• profissões que estão deixando de ser boas pela saturação do mercado;
• profissões que ainda não existem;
• sem preferência nítida do que fazer, pois gostou de tudo - ou nada - do que estudou até o final do colegial;
• abandono da faculdade por não suportar cursar as cadeiras básicas - "não agüento estudar o que não tem nada a ver";
• frequentar a faculdade para realizar o sonho dos pais para depois "realizar seu próprio sonho";
• universitários que ainda funcionam como colegiais;
• usufruir dos status de universitário - liberdade, independência, noitadas etc. - mas não os compromissos acadêmicos - estudar sem ser cobrado por ninguém, organizar sua própria vida etc.;
• preferir um emprego qualquer e ganhar rapidamente o seu dinheiro para não ter que prestar contas aos pais;
• perda de esperança de conseguir um bom emprego assim que se formar; e tantas mais que os que as vive tem suas próprias justificativas.

Minha experiência clínica mostra que nesta década aumentou o número de formados em cursos superiores que trabalham em áreas que não estudaram, e aumentou também o número de filhos trabalhando com os próprios pais.

Vou destacar uma atitude educacional que passa despercebida pela maioria dos pais e educadores nestas escolhas profissionais. É a educação do "você tem que fazer o que gosta"; ou "se faz o que gosta, você nem percebe que está trabalhando"; ou "gosto tanto do que faço, que isto para mim não é trabalho, é prazer"; ou ainda: "para que tirar férias se me realizo e sou feliz no trabalho?"; e, finalmente: "prefiro sair para trabalhar, porque ficar em casa sem ter o que fazer me deixa de mau humor".

Com estas atitudes, os pais podem criar filhos hedonistas - têm o prazer como bem supremo. No entanto, não existe o trem da alegria, onde tudo é só festa. Neste trem tem gente trabalhando, alguém pagando a conta... Trabalhando nem sempre por gostar, mas porque necessita do dinheiro que aquele trabalho gera. Seu bem estar e quiçá dos seus filhos é pago com este dinheiro. Muita gente se divertindo, curtindo a festa, mas quem paga a conta? Hoje é comum ouvirmos o provedor dizer em um conformismo bem humorado "alguém tem que trabalhar nesta família"...

Ou seja, até chegar ao prazer, muito trabalho foi realizado, mesmo sem gostar. Estudar as matérias importantes, gostando ou não, sob o risco de ser reprovado. Treinar com afinco para chegar às melhores marcas pessoais. Disciplina sobre o talento para se atingir o sucesso. Preparar a festa e pôr a casa em ordem depois. Muito empenho e noites sem dormir para vencer acirradas concorrências.

Conquistar um título pode ser uma meta de alguém, mas o difícil é manter este título para se ter o prazer de ser reconhecido como detentor do sucesso. Manter dar muito mais trabalho que conquistar. Muitos conquistam. Poucos mantêm. Para manter enfrenta-se um clima muito perverso, nada prazeroso que é a obrigação de ter que ser o melhor.

Para uma boa escolha profissional é preciso uma boa base de preparo para o sucesso, que pode não ser prazeroso, mesmo gostando da atividade. Se o estudante for guiado somente pelo prazer, jamais chegará ao ponto de desfrutar os resultados de suas conquistas, pois as abandonará na primeira obrigação que encontrar.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

PROJETO INFORMÁTICA DA UERN/ESSEC/CDL



Tem continuidade o curso de Informática para Iniciantes promovido pelo Departamento de
Ciências Contábeis-CAJIM, em parceria com a CDL e ESSEC. O curso conta com a participação de alunos do CAJIM e da comunidade, sendo coordenado pelo professor Auri Marconi Diniz.

O curso de Extensão atende a alunos do CAJIM e Comunidade.

Postada pelo blog www.aluisiodutra.zip.net

PRAZO DE MATRÍCULAS NO PROUNI TERMINA HOJE 26/02

Prazo de matrículas para aprovados no Prouni termina nesta sexta-feira

Os estudantes pré-selecionados no Prouni (Programa Universidade para Todos) devem fazer a matrícula e comprovar as informações nas instituições de ensino esta sexta-feira (26).

Na primeira edição de 2010, o programa que dá bolsas de estudo na rede privada de ensino superior selecionou 148.327 candidatos. Para checar se conseguiu o benefício, o estudante deve informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e a inscrição no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

A DISPENSA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

A dispensa em Educação Física quer dizer que o aluno não precisa praticar atividades nem comparecer à aula?

Desde 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) considera a disciplina obrigatória. Portanto, a dispensa só pode ocorrer em situações específicas, quando o aluno comprove estar trabalhando mais de seis horas diárias, tenha filhos, esteja cumprindo o serviço militar ou demonstre impossibilidade por razões de saúde. Dessa forma, é fundamental proporcionar, mesmo aos alunos com limitações físicas, a oportunidade de participar de atividades. As aulas devem ser uma oportunidade para ampliar os conhecimentos sobre as práticas corporais existentes, em atividades teóricas, uso de vídeo ou música. E os dispensados devem, de qualquer maneira, estar presentes.


Consultoria Marcia Garcia Neira, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

CERCA DE 450 MIL UNIVERSITÁRIO DEVEM FAZER ENADE EM 2010.

Cerca de 450 mil universitários devem fazer Enade 2010; exame será dia 7 de novembro

Da Redação
Em São Paulo
A edição 2010 do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) deve ser aplicada a cerca de 450 mil universitários, segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia do MEC (Ministério da Educação) responsável pelo exame. A prova acontecerá no dia 7 de novembro, com início às 13h (horário de Brasília). Os estudantes concluintes habilitados a fazer o exame que não comparecerem à avaliação não podem receber o diploma.

Publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (23), a portaria lista os cursos que fazem parte do Enade 2010. Serão avaliados estudantes dos cursos de bacharelado em agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional e zootecnia, e dos cursos superiores de tecnologia em agroindústria, agronegócios, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia.

Neste ano, serão avaliados pela primeira vez os alunos dos cursos superiores de tecnologia em agronegócios, gestão hospitalar e gestão ambiental.

Quem vai fazer o Enade 2010

São convocados a fazer o exame os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos a serem avaliados. O órgão define como ingressantes "os estudantes do final do primeiro ano do curso aqueles que, até o dia 2 de agosto de 2010, tiverem concluído entre 7% e 22%, inclusive, da carga horária mínima do currículo do curso da IES [Instituição de Ensino Superior]".

Veja também quem são os concluintes: "serão considerados estudantes do último ano do curso aqueles que, até o dia 2 de agosto de 2010, tiverem concluído pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo do curso da IES ou aqueles estudantes que tenham condições acadêmicas de conclusão do curso no ano letivo de 2010". Também entram na lista universitários que tenham "condições acadêmicas de conclusão do curso no ano letivo de 2010".

Para os cursos superiores com carga mínina de 2.000 horas as definições sofrem ajustes. Os ingressantes devem ter concluído entre 7% e 25% da carga horária. Já os concluintes devem ter concluído pelo menos 75% da grade. Nesse caso, os alunos que tenham "condições acadêmicas de conclusão do curso no ano letivo de 2010" também devem fazer o exame.

Quem está dispensado

Estão dispensados do Enade 2010 os estudantes que colarem grau até o dia 31 de agosto de 2010 e aqueles que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização do Enade 2010 em instituição conveniada com a IES de origem do estudante.

A portaria prevê ainda a aplicação de provas em municípios onde há pólos de apoio presencial credenciados pelo MEC. Segundo o Inep, o atendimento aos estudantes de cursos de graduação na modalidade de educação a distância avaliados em 2010 será ampliado.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

CRIANÇAS DE SEIS ANOS DEVEM SER REPROVADAS?

Crianças de seis anos têm sido reprovadas no País, depois que essa faixa etária passoua integrar o Ensino Fundamental. Em 2008 79,3 mil alunos do novo primeiro ano da Educação Fundamental não passaram de ano, conforme dados inéditos do MEC, obtidos pela Folha. O número representa 3,5 % das matrículas nessa série.

O Ministério da Educação quer vetar a reprovação de crianças de seis anos, pois entende que o novo primeiro ano é apenas um início de alfabetização. O temor, diz o MEC, é prejudicar uma criança tão jovem por taoda a vida escolar (pesquisas mostram que reprovação pode acarretar notas baixas e abandono).

As informações são da Folha de São Paulo em 23/02/2010.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

PARABÉNS TUANE



Parabenizamos a nossa aluna Tuane Teixeira de Lira pela aprovação em enfermagem.

Que Deus ilumine a sua carreira...

Muitas Felicidades...

Muito Sucesso...

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

ORIGEM DO CARNAVAL

Quadro de Pieter Bruegel intitulado “A luta entre o Carnaval e a Quaresma”

Ao pensarmos sobre o Carnaval, temos o hábito de considerá-lo como uma típica festa brasileira. A presença dessa festividade em nossa cultura é tão grande que muitos chegam a afirmar que o ano começa depois do Carnaval. No exterior, essa mesma festa se transformou em um dos grandes referenciais da cultura brasileira. No imaginário de muitos estrangeiros “carnaval” está entre as três primeiras palavras quando o assunto é Brasil.

No entanto, podemos afirmar que o carnaval não é uma festa brasileira. Remontando pesquisas históricas que chegam até a Antiguidade Clássica, temos informações que os festejos de carnaval passaram por muitas transformações e se fez presente em diferentes culturas do mundo. Até chegarmos ao Carnaval dos padrões hoje conhecidos, diferentes tipos de festa ocorreram com o mesmo nome.

O carnaval é originário da Roma Antiga e, incorporado pelas tradições do cristianismo, passou a marcar um período de festividades que aconteciam entre o Dia de Reis e a quarta-feira anterior à Quaresma. Em Roma, a Saturnália seria a festa equivalente ao carnaval. Nela um “carro naval” percorria as ruas da cidade enquanto pessoas vestidas com máscaras realizavam jogos e brincadeiras.

Segundo outra corrente, o termo “carnaval” significa o “adeus à carne” ou “a carne nada vale” e, por isso mesmo, traz em sua significação a celebração dos prazeres terrenos. Em outras pesquisas, alguns especialistas tentam relacionar as festas carnavalescas com os rituais de adoração aos deuses egípcios Ísis e Osíris.

Mesmo contado com a resistência de algumas alas mais conservadoras, o Carnaval passou a contar com um período de celebração regular quando, em 1091, a Igreja oficializou a data da Quaresma. Contando com esse referencial, o carnaval começou a ser usualmente comemorado como uma antítese ao comportamento reservado e à reflexão espiritual que marcam a data católica. Assim, a festa carnavalesca passou a ser compreendida como um período onde as obrigações e diferenças do mundo cotidiano fossem anuladas.

Durante a Idade Moderna, os bailes de máscara, as fantasias e os carros alegóricos foram incorporados à festa. Com o passar do tempo, as características improvisadas e subversivas do Carnaval foram perdendo espaço para eventos com maior organização e espaços reservados à sua prática. Grande parte da inspiração do nosso carnaval contemporâneo foi trazida com a grande influência que a cultura francesa teve no Brasil, principalmente, no século XIX.

Atualmente, o prestígio alcançado pelos desfiles de carnaval, principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo, e a disseminação das chamadas micaretas trouxeram novas transformações ao evento. Alguns críticos chegam a afirmar que o sentido popular da festa perdeu lugar. Apesar dessas mudanças, esse quatro dias do calendário são aguardados com muita expectativa. Seja pela expectativa do festejo, ou pelo descanso.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

ESSEC COMEMORA E FALA SOBRE ORIGEM DO CARNAVAL







A ESSEC - Escola Seletiva fala para os seus alunos sobre a origem do carnaval, faz oficinas e festeja a data comemorativa.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

PROJETOS DE LEI

FIM DE VIOLÊNCIA NA ESCOLA

A violência na escola que atinge professores, funcionários, diretores, até prédio e equipamentos, cresce assustadoramente. Medidas apenas pedagógicas ou educacionais não resolvem o problema, mesmo por que muitas vezes. não parte do aluno.

A preocupação chegou ao Congresso Nacional, em que tramita dois projetos sobre o assunto. Esses, como outros, são projetos de interesse de toda a escola.

Do sen. Paulo Paim o proejto de Lei 191/09 que prevê medidas protetivas para coebir violência contra o professor no Senado. Na Câmara, de autoria do dep. Rodrigo Rolemberg, o porjeto de Lei nº 6269/09, tratando igualmente da matéria.

Também em curso o projeto de Lei 1042/07, do dep. Márcio França, aprovado na Câmara na forma do substitutivo do dep. Átila Lira, que prevê a possibilidade de desligamento do aluno inadiplente só no final de um ou de outro semestre. Contra a aprovação foi apresentado recursos, requerendo que fosse submetido ao plenário. O recurso foi indiferido pelo presidente.

Na Câmara, o dep. Paulo Pimenta (PT/RS), apresentou o projeto nº 5379/09, para impedir a criação e manutenção de banco de dados de alunos inadiplentes (serviços de proteção ao crédito, como CINEB). Foi rejeitado pela comissão de defesa do consumidor, conforme parecer do dep. Vinícius Carvalho (PT do B/RJ).

E ja se acha no Senado após aprovação pela Câmara o projeto que fixa impraticável número de alunos em classe.

A CONFENEN sempre manifesta aos parlamentares sua posição quanto a projetos em andamento já em fase final. Mas é importante que escolas e suas entidades representativas também façam o mesmo.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

AULAS DE REFORÇO PARA 3ª SERIE DO ENSINO MÉDIO

A ESSEC - Escola Seletiva está neste ano de 2010 oferecendo aulas de reforço para a 3ª série do Ensino Médio.

As aulas serão ministradas pela manhã e serão direcionadas inteiramente para que a escola mantenha o grande índice de aprovação que tem conseguido em todos os vestibulares.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

ALUNO DA ESSEC, SAMANTA APROVADA NA UFERSA





Parabenizamos a nossa aluna Samanta Mesquita de Holanda pela aprovação na Universidade Federal do Semi Árido - UFERSA, no curso de Ciência e Tecnologia.

Parabéééééééns...e muito sucesso!!!

PARABENIZAMOS HADJA PELA APROVAÇÃO EM FARMÁCIA



Parabenizamos a nossa aluna Hadja Rayane pela aprovação no vestibular de farmácia...

Parabéns...felicidades...e muito sucesso!!!

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

LUARA MELINA E A GOVERNADORA WILMA


Luara Melina Suassuna Diniz ao lado da Governadora Wilma de Farias, sua avó Maria Celi Suassuna e de Seu primo Alexandre Suassuna no centro de convenções em Natal.